Google inclui Museu Berardo no 'Art Project'
O projeto online de acesso a museus de todo o mundo do Google vai ser alargado a 151 novos parceiros de 40 países, incluindo Portugal, com o Museu Coleção Berardo, e obras do pintor português Amadeo de Souza Cardoso.
foto ARQUIVO JN |
Museu Berardo, no CCB |
O alargamento do projeto online - depois de numa primeira versão ter disponibilizado, em fevereiro do ano passado, mil obras de arte, em googleartproject.com - é apresentado, esta terça-feira, no Museu Orsay, em Paris, com a presença dos novos parceiros, num total de 30 mil obras em alta resolução.
Além das obras do pintor português Amadeo de Souza Cardoso, serão também disponibilizadas outras obras de autores representados na coleção Berardo, como Joaquin Torres Garcia.
O projeto permite aos utilizadores da Internet desfrutar de centenas de obras de artistas representados em museus de todo o mundo, como o Metropolitan e o MoMA, em Nova Iorque, o Hermitage, em São Petersburgo, a Tate Britain e a National Gallery, em Londres, o Museu Rainha Sofia, em Madrid, ou a Galeria Uffizi, em Florença, e o Museu Van Gogh, em Amsterdão.
Esta iniciativa da Google permite viajar pelos museus em todo o mundo, visitar as salas e apreciar as obras de arte em detalhe para conhecer as coleções de pintura, escultura, fotografia ou artes decorativas.
Do Museu Coleção Berardo, em Lisboa, estão representadas duas obras do artista português Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918) - "Pelas Janelas" e Sem Título (Ponte) - e outras obras, nomeadamente do artista uruguaio Joaquin Torres Garcia, dos russos Liubov Sergeievna Popova e Lazar El Lissitzky e do francês Robert Delaunay.
Comentários