Pintada ainda quando o pintor era vivo Descoberta a cópia mais antiga de sempre de Mona Lisa
Segundo o The Art Newspaper, este quadro agora descoberto terá sido pintado lado a lado com Leonardo da Vinci.
O mau estado de conservação da obra, há muitos anos guardada nos armazéns do museu espanhol, escondiam os verdadeiros traços da pintura. Razão pela qual o Prado nunca deu especial importância, apontando o quadro como mais uma cópia banal da obra-prima de Leonardo da Vinci, exposta em Paris, no Museu do Louvre.
Desde sempre que existem numerosas réplicas da obra de Leonardo da Vinci, dos séculos XVI e XVII são conhecidos dezenas de exemplares, e por isso nunca foi dada importância à copia de Madrid. Sabia-se que tinha sido pintada muito cedo mas a ausência de fundo, fez com a obra nunca fosse verdadeiramente considerada.
A descoberta bombástica aconteceu depois de uma grande intervenção de restauro na obra, que recuperou os traços e as cores originais, provando que o que aparentemente era uma cópia feita depois da morte do mestre do renascimento, é afinal um quadro pintado por um dos seguidores de Leonardo da Vinci.
Incrivelmente, antes do restauro a obra aparentava ter um fundo negro, mas depois da intervenção dos peritos de conservação, a obra ganhou um fundo em tudo idêntico ao quadro original.
Tanto os investigadores do Museu do Prado como do Museu do Louvre já confirmaram a autenticidade desta obra, considerando esta descoberta como uma das mais importantes de sempre da história da arte.
Com esta revelação, surgem agora novas teorias sobre a icónica musa de sorriso enigmático de Leonardo da Vinci, uma vez que a obra original, exposta ao público em Paris, sob grande protecção. Contrastando com os traços mais amarelados, marcas da passagem do tempo, a réplica da Mona Lisa, mostra agora uma modelo aparentemente mais jovem.
Até muito recentemente o Museu do Prado achava que a tela do quadro seria de carvalho, material que raramente era usado em Itália naquela altura, mas no ano passado, depois de alguns testes, ficou provado que a madeira usada era de nogueira (usada também na verdadeira Mona Lisa). Em questões de tamanho, as duas obras não diferem muito, tendo a original 77cm por 53cm, e a réplica 76cm por 57cm.
O mau estado de conservação da obra, há muitos anos guardada nos armazéns do museu espanhol, escondiam os verdadeiros traços da pintura. Razão pela qual o Prado nunca deu especial importância, apontando o quadro como mais uma cópia banal da obra-prima de Leonardo da Vinci, exposta em Paris, no Museu do Louvre.
Desde sempre que existem numerosas réplicas da obra de Leonardo da Vinci, dos séculos XVI e XVII são conhecidos dezenas de exemplares, e por isso nunca foi dada importância à copia de Madrid. Sabia-se que tinha sido pintada muito cedo mas a ausência de fundo, fez com a obra nunca fosse verdadeiramente considerada.
A descoberta bombástica aconteceu depois de uma grande intervenção de restauro na obra, que recuperou os traços e as cores originais, provando que o que aparentemente era uma cópia feita depois da morte do mestre do renascimento, é afinal um quadro pintado por um dos seguidores de Leonardo da Vinci.
Incrivelmente, antes do restauro a obra aparentava ter um fundo negro, mas depois da intervenção dos peritos de conservação, a obra ganhou um fundo em tudo idêntico ao quadro original.
Tanto os investigadores do Museu do Prado como do Museu do Louvre já confirmaram a autenticidade desta obra, considerando esta descoberta como uma das mais importantes de sempre da história da arte.
Com esta revelação, surgem agora novas teorias sobre a icónica musa de sorriso enigmático de Leonardo da Vinci, uma vez que a obra original, exposta ao público em Paris, sob grande protecção. Contrastando com os traços mais amarelados, marcas da passagem do tempo, a réplica da Mona Lisa, mostra agora uma modelo aparentemente mais jovem.
Até muito recentemente o Museu do Prado achava que a tela do quadro seria de carvalho, material que raramente era usado em Itália naquela altura, mas no ano passado, depois de alguns testes, ficou provado que a madeira usada era de nogueira (usada também na verdadeira Mona Lisa). Em questões de tamanho, as duas obras não diferem muito, tendo a original 77cm por 53cm, e a réplica 76cm por 57cm.
À esquerda a obra original de Leonardo da Vinci, ao centro a cópia antes do restauro, à direita um pormenor da paisagem que estava escondida por baixo do fundo negro
Comentários