Descoberto navio britânico com 18 toneladas de prata, afundado durante a 1ª Guerra Mundial
A sociedade "Odyssey", especializada na localização de navios afundados e na recuperação dos tesouros, anunciou ter encontrado no Atlântico Norte os destroços de um navio britânico que se afundou em 1917, com 18 toneladas de prata a bordo. À cotação actual, o valor da carga ronda os 14 milhões de euros.
Há 15 dias, a norte-americana "Odyssey" tinha confirmado a localização e identificação de um cargueiro britânico afundado em 1941 pelos alemães ao largo da Irlanda, com cerca de 220 toneladas a bordo de lingotes de prata, avaliados em 150 milhões de euros, o "Gairsoppa".
Os destroços agora encontrados pela "Odyssey" são os do "Mantola", um navio britânico afundado em 1917 por um submarino alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Encontra-se a cerca de 160 quilómetros do «Gairsoppa» e a 2500 metros de profundidade, de acordo com um comunicado da sociedade divulgado na segunda-feira.
De acordo com a apólice de seguro feita na época pelo governo britânico, o "Mantola" transportava cerca de 18 toneladas de prata, acrescentou. À cotação actual, o valor da carga ronda os 14 milhões de euros.
Tal como no caso do "Gairsoppa", a "Odyssey" vai ficar com 80% do valor do achado, na sequência de um acordo assinado com as autoridades britânicas.
A sociedade precisou que numa só missão recuperará os tesouros dos dois navios.
Imagem do "Montola" no fundo do mar, a 2500 metros de profundidade |
Comentários
Alunos 9ºB, ano letivo 2011/12
acho que este espaço da história foi bem criado, pois podemos saber noticias de há seculos.
:)