Fuga de Peniche, dia 3 de Janeiro de 1960, passam 50 anos sobre a heróica e audaciosa fuga...

A famosa fuga de Peniche foi uma das mais espectaculares da história do fascismo português, por se tratar de uma das prisões de mais alta segurança do Estado Novo.

No dia 3 de Janeiro de 1960 evadem-se do forte de Peniche: Álvaro Cunhal, Joaquim Gomes, Carlos Costa, Jaime Serra, Francisco Miguel, José Carlos, Guilherme Carvalho, Pedro Soares, Rogério de Carvalho e Francisco Martins Rodrigues.
No fim da tarde pára na vila de Peniche, em frente ao forte, um carro com o porta-bagagens aberto. Era o sinal de que do exterior estava tudo a postos. Quem deu o sinal foi o actor, já falecido, Rogério Paulo.
Dado e recebido o sinal, no interior do forte dá-se início à acção planeada. O carcereiro foi neutralizado com uma anestesia e com a ajuda de uma sentinela - José Alves - integrado na organização da fuga, os fugitivos passaram, sem serem notados, a parte mais exposta do percurso. Estando no piso superior, descem para o piso de baixo por uma árvore. Daí correm para a muralha exterior para descerem, um a um, através de uma corda feita de lençóis para o fosso exterior do forte. Tiveram ainda que saltar um muro para chegar à vila, onde estavam à espera os automóveis que os haviam de transportar para as casas clandestinas onde deveriam passar a noite.



Comentários

Anabela Bacêlo disse…
Fuga histórica. Para sempre Cunhal será lembrado pela sua obra política, literária e artistica. Viva o revolucionário!
Fernando disse…
Cunhal foi realmente um grande Homem, devido a ter conseguido superar uma prisão com aquele gabarito.
Unknown disse…
Ao recordar esta efeméride da célebre fuga de Álvaro Cunhal, não posso deixar de lembrar outra fuga do mesmo sítio,não menos célebre, de António Lourenço...para além de ser referida em manuais escolares por ter sido única no género, tivemos a feliciadde de conhecer, pessoalmente, o protagonista da fuga. Foi na visita de estudo ao Forte de Peniche, com a Turma do 9º C, no ano lectivo 2006/2007. Alguém se lembra?
Deolinda
Unknown disse…
Lembrança aos jovens que este ano vão saber o que aconteceu na II Guerra Mundial: Vão saber quem foi Anne Frank. Para quem não conhece, recomendo a leitura do livro com o seu nome. Aos jovens que já conhecem a história desta jovem, talvez tivessem ouvido, ou lido, esta semana, na comunicação social que a secretária do pai,à época dos acontecimentos, faleceu esta semana, com 100 anos de idade. Foi graças a esta senhora que o Mundo teve a possibilidade de saber como é viver escondido, durante 2 anos, sob uma guerra. Algum aluno quer escrever aqui como se chamava essa Senhora?
Deolinda
Unknown disse…
Grande estratégia para uma grande fuga que ficou para a História de Portugal.
A inteligência foi fundamental para escapar desta prisão fascista de alta segurança.
A turma A do 9º ano.
Unknown disse…
Foi um acto heróico!! Foi glorioso o Álvaro Cunhal e os seus companheiros fugirem pela porta da frente da prisão mais segura da ditadura salazarista.
A turma B do 9ºano.
Manuel Araújo disse…
José Alves foi depois enviado para a Roménia e quando percebeu o que era o comunismo suicidou-se

Mensagens populares deste blogue

25 de Abril de 1974 - A Revolução dos Cravos

24 de Outubro de 1929 " Wall Street Crash" na bolsa de Nova Iorque 80 anos passaram...